quarta-feira, 19 de setembro de 2012

A História em Fotos - Bondinho do Pão de Açúcar - Rio de Janeiro

Um trabalho de Ney Deluiz autor da pesquisa sobre o bondinho do Pão de Açúcar



O Pão de Açucar é hoje um dos principais cartões postais da cidade do Rio de Janeiro, e fica localizado no bairro da Urca, a apenas cinco minutos da praia de Copacabana. O complexo turístico do Pão de Açucar consiste na verdade em duas montanhas ligadas pelos bondinhos mais famosos do Brasil, o Morro da Urca e o Pão de Açucar.

Se pararmos para pensar e observar, ficamos imaginando como foi possível levar cabos tão pesados até o alto da montanha no início do século, quando não havia a tecnologia que temos hoje.

A ideia de se construir um teleférico até o topo do Pão de Açúcar foi ideializado pelo engenheiro brasileiro Augusto Ferreira Ramos durante a Exposição que comemorou o Centenário da Abertura dos Portos na cidade em 1908.

Pavilhão da Insdústria na Exposição do Centenário da Abertura dos Portos 1908
                                                              


Com o industrial Manuel Antonio Galvão e o Comendador Fridolino Cardoso, o engenheiro conseguiu autorização, com duração de 30 anos para a construção e operação do sistema teleférico. 

A autorização foi ortogada pela Decreto Municipal 1260 de 29 de maio de 1909.

Com um capital inicial de 360 contos de réis, Augusto Ferreira Ramos e um grupo de amigos  ilustres fundaram a "Companhia Caminho Aéreo Pão de Assucar" e iniciaram em 1910 a construção do primeiro teleférico brasileiro. 

Companhia Caminho Aéreo Pão de Assucar, estação Urca
                                                                   



A construção da linha aérea do Bondinho do Pão de Açúcar, foi um grande desafio para a engenharia da época. 

Casa de máquinas na Praia Vermelha
                                                             


Engrenagens alemãs usadas em 1912
                                                                              
Grampos fincados na rocha para começar a obra
                                                                                     

Cem operários-alpinistas fincaram pinos na pedra e foram levando cordas e as peças do guincho.
Outra equipe foi pela floresta até a base do morro, arrastando um cabo de aço.

                                                                             

Parte do guincho manual desmontável de quatro toneladas que os operários-alpinistas subiram no braço
                                                                            
A obra foi construída por brasileiros e portugueses  utilizando equipamentos e materiais alemães, transportados montanha acima por centenas de competentes e esforçados trabalhadores.

No topo, os alpinistas montaram o guincho manual e com as cordas que levaram içaram o pesado cabo de aço que estava na base do morro. Construíram um elevador de carga para subir o resto do material.
                                                                          


O primeiro estágio da linha de cabos de aço suspensos, ficou pronto em 27 de Outubro de 1912, com 575 metros ligando a Praia Vermelha ao Morro da Urca, com um bondinho de madeira com capacidade para 24 passageiros. 


Inicio das obras no Morro da Urca rumo ao Pão de Açucar
                                                                    

Estação Praia Vermelha, ligando o Morro da Urca
                                                                              

Bondinho de madeira com capacidade para 27 pessoas
                                                                


Estação do Bondinho no Morro da Urca
  
Restaurante no Morro da Urca
                                                                       

No ano seguinte, no dia 18 de Janeiro o segundo estágio da linha de cabos suspensos, que liga o Morro da Urca ao Pão de Açúcar foi finalmente inaugurada.

Bondinho rumo ao Pão de Açucar
                                                                  
Bondinho rumo ao Morro da Urca
Vista panorâmica do Pão de Açucar
                                                                                    
No ano de 1969, 56 anos após a inauguração do caminho aéreo, a cidade do Rio de Janeiro havia crescido bastantes, e o número de visitantes e turistas aumentou muito. Era necessário a modernização e aumentar a capacidade das linhas dos bondinhos do Pão de Açúcar.

Substituição dos Bondinhos
                                                                      

Por isso, em 1969, a Companhia do Pão de Açúcar obteve permissão para duplicar a linha, e após as obras de reforma e melhorias, passou a contar com 4 novos bondinhos, cada um com capacidade para transportar 75 passageiros. Os trabalhos e obras levaram no todo 2 anos e foram completados em 29 de Outubro de 1972.

No ano de 2008 os 4 bondinhos foram substituídos por outros mais novos e mais modernos.


                                                                             

                                                                        

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