Um trabalho de Ney Deluiz autor da pesquisa sobre o bondinho do Pão de Açúcar
O
Pão de Açucar é hoje um dos principais cartões postais da cidade do Rio de
Janeiro, e fica localizado no bairro da Urca, a apenas cinco minutos da
praia de Copacabana. O complexo turístico do Pão de Açucar consiste na
verdade em duas montanhas ligadas pelos bondinhos mais famosos do
Brasil, o Morro da Urca e o Pão de Açucar.
Se pararmos para pensar e observar, ficamos imaginando como
foi possível levar cabos tão pesados até o alto da montanha no início do
século, quando não havia a tecnologia que temos hoje.
A
ideia de se construir um teleférico até o topo do Pão de Açúcar foi ideializado pelo engenheiro brasileiro Augusto Ferreira Ramos durante a Exposição que comemorou o Centenário da Abertura dos Portos na cidade em 1908.
|
Pavilhão da Insdústria na Exposição do Centenário da Abertura dos Portos 1908 |
Com
o industrial Manuel Antonio Galvão e o Comendador Fridolino Cardoso, o
engenheiro conseguiu autorização, com duração de 30 anos para a construção e
operação do sistema teleférico.
A
autorização foi ortogada pela Decreto Municipal 1260 de 29 de maio de 1909.
Com
um capital inicial de 360 contos de réis, Augusto Ferreira Ramos e um grupo de
amigos ilustres fundaram a "Companhia Caminho Aéreo Pão de
Assucar" e iniciaram em 1910 a construção do primeiro teleférico
brasileiro.
|
Companhia Caminho Aéreo Pão de Assucar, estação Urca |
A construção da linha aérea do Bondinho do Pão de
Açúcar, foi um grande desafio para a engenharia da época.
|
Casa de máquinas na Praia Vermelha |
|
Engrenagens alemãs usadas em 1912 |
|
Grampos fincados na rocha para começar a obra |
|
Cem operários-alpinistas fincaram pinos na pedra e foram levando cordas e as peças do guincho. Outra equipe foi pela floresta até a base do morro, arrastando um cabo de aço. |
|
|
Parte do guincho manual desmontável de quatro toneladas que os operários-alpinistas subiram no braço |
A
obra foi construída por brasileiros e portugueses utilizando equipamentos e materiais alemães, transportados
montanha acima por centenas de competentes e esforçados trabalhadores.
|
No topo, os
alpinistas montaram o guincho manual e com as cordas que levaram içaram o
pesado cabo de aço que estava na base do morro. Construíram um elevador
de carga para subir o resto do material. |
No
ano seguinte, no dia 18 de Janeiro o segundo estágio da linha de cabos
suspensos, que liga o Morro da Urca ao Pão de Açúcar foi finalmente inaugurada.
|
Bondinho rumo ao Pão de Açucar |
|
Bondinho rumo ao Morro da Urca |
|
Vista panorâmica do Pão de Açucar |
No
ano de 1969, 56 anos após a inauguração do caminho aéreo, a cidade do Rio de
Janeiro havia crescido bastantes, e o número de visitantes e turistas aumentou
muito. Era necessário a modernização e aumentar a capacidade das linhas dos
bondinhos do Pão de Açúcar.
|
Substituição dos Bondinhos |
Por
isso, em 1969, a Companhia do Pão de Açúcar obteve permissão para duplicar a
linha, e após as obras de reforma e melhorias, passou a contar com 4 novos
bondinhos, cada um com capacidade para transportar 75 passageiros. Os trabalhos
e obras levaram no todo 2 anos e foram completados em 29 de Outubro de 1972.
No
ano de 2008 os 4 bondinhos foram substituídos por outros mais novos e mais modernos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário