sábado, 19 de novembro de 2011

Belo Monte - Vale a pena ou não sua construção?




Esta é a primeira campanha do ‘Movimento Gota D’Água’, que visa discutir o planejamento energético do país pela análise do projeto da hidroelétrica de Belo Monte, a obra mais polêmica do PAC que custará 30 bilhões de reais.

A construção da usina Belo Monte dentro da Floresta Amazônica, a maior floresta do mundo, será construída na área do Rio Xingu. O rio percorre 1,9 mil quilômetro. Sai do Cerrado, em Mato Grosso e segue rumo à Floresta Amazônica no Pará.

A hidrelétrica de Belo Monte será construída entre as cidades de Altamira e Vitória do Xingu. A usina terá duas barragens e dois reservatórios. O primeiro não altera o leito do rio, só alarga sua margens, o que corresponde ao que é o Xingu hoje em período de cheia. O segundo reservatório vai alargar o que hoje é terra firme: pasto e floresta. O curso natural do rio será desviado.

A briga dos índios com a Eletronorte não é de hoje. Há 30 anos atrás já previam a inundaçpão de suas terras. O projeto mudou e nenhuma aldeia será alagada. A preocupação agora é com a falta d'água, de que o transporte fique ainda mais difícil e que diminua a fartura de peixes que existe no local. Os impactos socioambientais não estão suficientemente dimensionados.

Se for construída, a usina resultará em prejuízos irreversíveis aos municípios paraenses, às comunidades indígenas e à toda biodiversidade do local.

A liberação definitiva para a construção da usina hidrelétrica de Belo MOnte foi dada em junho desse ano, pelo IBAMA. Polêmica e dúvidas estão entre as comunidades riveirinhas. Várias serão alagadas, outras ficam onde serão instalados os canteiros de obras. A empresa que constrói Belo Monte terá que indenizar os moradores ou construir novas moradias, mas os locais para onde serão levados não foram escolhidos.

Toda essa mudança tem um motivo claro para o governo: garantir energia para o país. Porém, o Xingu é o ganha-pão de muitos pescadores da região. E agora essas pessoas já sabem que seu modo de vida simples está no caminho de uma força avassaladora.

O que você acha disso tudo? Acha que não tem como influenciar na decisão dessa construção se você acha que é um absurdo? Tem sim, basta ler a petição e assinando o protesto que se encontra no site abaixo

www.movimentogotadagua.com.br

Vamos nessa?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...