quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Lomografia você sabe o que é?


Nessa semana ando com uma idéia fixa na cabeça, fotografia e tudo a que se relaciona ao tema. Sou apaixonada por fotografia e tenho fome de fotografar. Nada profissional, coisa amadora mesmo, mas mesmo assim tudo que se refere a fotografia me interessa. Nessa semana descobri algo que ainda não conhecia  a lomografia e suas máquinas espetaculares.





A lomografia é um fenômeno fotográfico produzido por uma câmera analógica de alta sensibilidade, capaz de registrar cor e movimento sem necessidade de flash e sem deformação. O processo consiste na recepção contínua de luz que é feita através do sistema de exposição. Outro efeito, dependendo do modelo e da lente, é o olho de peixe, no qual a fotografia fica com uma moldura circular.

As lentes das máquinas LOMO são de plástico e produzem efeitos artísticos, com efeitos nostálgicos, “imitando” sonhos, fazendo com que objetos comuns ganhem encanto, detalhes que em outras situações passariam despercebidos. Caracterizadas por misteriosas vinhetas, sobreposições, vazamentos, grãos lo-fi (que é a simulação de um tipo quase extinto da fotografia com equipamentos simples), borrões e um mágico equilíbrio entre contraste e saturação. Isto é, imagens retrô.

O termo lomografia  surgiu no início da década de 90, ganhando o mundo e se tornando uma moda. Esse fenômeno se deu início na década de 80 na ex União Soviética, pois foi lá que tudo começou quando o general russo Igor Petrowitsch olhou certo dia uma pequena câmera fotográfica em sua mesa e ficou fascinado com sua facilidade de uso, pequeno tamanho e qualidade técnica, a máquina em questão era uma Cosina SX2 uma câmera japonesa.

Imediatamente ele pediu para a tradicional fábrica de equipamentos militares de lentes LOMO fazer uma versão soviética aperfeiçoada, mais barata com aprimoramentos em relação a concorrente japonesa. Ela acabou sendo batizada de LOMO LC-A.
Ela foi muito popular na União Soviética, Korea do Norte e Cuba, mas com o tempo foi sendo deixada de lado e esquecida com o passar dos anos, até que em 1991 dois viajantes vienenses de férias em Praga perceberam que não haviam levado suas câmeras para registrar seus momentos e entraram num mercado de pulgas e acharam a LC-A uma máquina interessante e compraram sem muita pretensão.

Começaram a fotografar de forma despretensiosa e quando chegaram em casa e revelaram os filmes tiveram uma agradável e fascinante surpresa: cores trocadas, super-expostas, foco ou desfoque nas imagens, vazamentos de luz, enfim todo tipo de efeitos que na fotografia tradicional seriam considerados depreciativos na lomografia são justamente o contrário, quanto mais inesperado os resultados melhor será, é isso que os “lomógrafos” buscam, a experimentação e a surpresa (que quase sempre é agradável).

Rapidamente a lomomania tomou conta de muitos e começou a se espalhar por todo a cidade e em 1995 surgiu a LSI - Lomographic Society Internatioal que tem o objetivo de não deixar morrer a cultura de fotografia de filme e de divulgar e ajudar a fomentar a lomografia por todo o mundo.
A mais famosa de todas como não poderia deixar de ser é a LOMO LC-A que foi a precursora de tudo, mas existe outras tão importantes quanto como a Holga, a Supersampler, ActionSampler, Horizon, Diana, Lubitel, POP 9, Fisheye, Smena 8, Smena 35.  Todas e muito mais podem ser encontradas no site câmeras lomográficas .     Não perca tempo de dê uma olhadinha.


A lista é grande e sempre ocorre lançamentos de novas variações e produtos relacionados, isso faz com que a lomografia seja uma volta ao passado mas com olhos no futuro; o comodismo não faz parte dessa tribo, pelo contrário a descoberta é o que se busca sempre.

A ideia básica da Lomografia – seja rápido, não pense, não tenha preconceitos em relação ao teu ambiente, absorve tudo, seleciona e divirta-se.









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...