segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Solar Manoel Aguiar Valim - Bananal/SP




Com o passar dos anos vamos observando as mudanças nos municípios turísticos vizinhos da nossa cidade. Nesse domingo resolvemos dar um pulinho em Bananal/SP pois a um tempo não íamos por lá. Para nossa surpresa observamos o Solar Manoel Aguiar Valim de cara nova com as reformas que vem recebendo desde 2001.

O Solar se encontra no pacato município de Bananal, SP, e pertenceu durante pouco mais de 50 anos à família do Comendador Manoel de Aguiar Vallim, um dos mais prósperos cafeicultores do Vale do Paraíba no séc. XIX. 

A construção data de 1854 a 1860. 

Suas características são neoclássicas, suas portas principais são em arco pleno e a escada principal tem lances simétricos. Com um magnífico hall e murais feitos pelo artista catalão José Maria Villaronga, com um primoroso acabamento.

O sobrado possui salão de baile com coreto para a orquestra; nesse salão resta alguns vestígios de pinturas de Villaronga. O comendador Manoel de Aguiar Vallim abria seus salões para a festas e recebimento de altos dignatários do Império, entre outros, o Conde d’Eu.

Em 1909, a família o entregou  ao Estado e em 1911 depois de reformado, passou a funcionar nele o Grupo Escolar Coronel Nogueira Cobra.

 A estrutura foi significativamente modificada. Tombado pelo CONDEPHAAT em 1972 e doado posteriormente ao Município, que foi sede da Prefeitura até meados da década de 80. 

Nos anos seguintes foi abandonado pelo governo municipal. 

Em 2001, por iniciativa da Prefeitura vigente na época, foi formada uma Comissão Pró-reforma responsável pelo Solar até 2004. Com a colaboração dos voluntários da Associação Amigos do Solar, hoje coordenam os projetos de manutenção do prédio.

Um prazer ver o Solar sendo restaurado e melhor ainda ver que temos pessoas que se importam em não deixar a história morrer.


características neoclássicas, porta principai em arco pleno

antigo salão de baile com coreto para a orquestra

Pintura barroca do artista catalão José Maria Villaronga


escada principal com lances simétricos.

Materiais que foram usados para levantar o Solar



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...