segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Um exemplo a ser seguido




Ryan Hreljac tinha apenas seis anos quando ficou profundamente comovido com uma aula que sua professora a Sra. Prest revelou como viviam as pessoas no África. Contou, entre outras coisas, como elas passavam por grandes dificuldades para disporem de água potável e terem acesso a poços, esses muitas vezes barrentos, impróprios para o consumo. Acrescentou ainda a professora que, sem água potável, as pessoas, e especialmente as crianças, ficavam doentes e muitas morriam.

Ryan perguntou a professora como e quanto seria financiar um poço ao povo da África, e a Sra. Prest lembrou que havia uma organização chamada "WaterCan" que fazia poços ao preço de 70 dólares.

Já com uma idéia fixa na cabeça (perfurar um poço na África), chegou em casa depois da aula, e conversou com a sua mãe sobre o dinheiro para o projeto. Ela lhe disse que para conseguir o dinheiro deveria se esforçar para isso, propondo-lhe pagar por tarefas realizadas em casa.

Quando conseguiu reunir os 70 dólares, Ryan foi a "WaterCan" e descobriu que o custo real para a perfuração de um poço era de 2.000 dólares. Mas isso não abalou Ryan, que prometeu voltar com os 2.000 dólares.

Para conseguir a soma total que necessitava para abrir um poço, Ryan passou a realizar tarefas na vizinhança e a movimentar a todos, vizinhos, irmãos e amigos para o ajudar no projeto.

Um 1999 conseguiu perfurar o primeiro poço numa vila ao norte de Uganda. Com isso, a escola de Ryan começou a se corresponder com a escola que ficava ao lado do poço. Nisso Ryan conheceu Akana, um jovem que lutava para estudar na escola perto do poço.

Com uma amizade criada a partir de um poço, Ryan pediu aos pais para ir conhecer Akana.

Em 2000 Ryan chegou ao povoado e foi recebido por centenas de pessoas que se beneficiavam com o perfuração do poço.

Hoje Ryan tem 21 anos e estuda Desenvolvimento Internacional e Ciências Políticas no King's College em Halifax, na costa leste do Canadá.

Ele amadureceu a idéia que teve aos seis anos de idade e hoje lidera uma fundação que possui o seu nome, a "Ryan's Well" ( ou " O Poço de Ryan"). Criada em 2001, quando Ryan tinha 10 anos, a instituição já ajudou a construir mais de 700 poços e 900 latrinas em todo o mundo em desenvolvimento, levando água potável e saneamento básico para mais de 745.000 pessoas.







“Esta experiência ajudou-me muito. Aprendi que somos todos iguais. Aprendi que as crianças precisam de certas coisas para viver com saúde e felizes, independentemente do lugar. Precisam de alimentos suficientes para comer e de água para sobreviver. Precisam de ter condições para ir às aulas e oportunidades para brincar e se divertir. Robustos e bem preparados, também eles poderão ajudar a humanidade inteira.”




                        

Um comentário:

  1. Isso que é exemplo de um bom Ser Humano. Torço para que todas as crianças sejam e se tornem adultos como este. Nosso país precisa de mais pessoas com essa iniciativa. Sabemos o carater de uma pessoa desde criança. Nós pais devmos aperceber e já agir e não encobrir os erros dos filhos, se vermos e agirmos da forma correta nossos filhos certamente se tornarão ótimos adultos. Eu acredito num muito melhor, pois as crianças de hoje são bem espertas e serão os adultos de amanhã. Parabéns a este rapaz e principamente aos seus pais que souberam educa-lo muito bem. BJs!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...