sexta-feira, 29 de julho de 2011

Soluções Inteligentes para o nosso lixo







Gostamos de bater no peito e dizer que estamos preocupados com o meio ambiente. Falar  é fácil, mas agir de forma a ver resultados já é mais difícil. Temos plena consciência de que precisamos fazer algo de maneira mais palpável a fim de acabar ou amenizar os efeitos devastadores que nós seres humanos causamos ao nosso ambiente.

Logo, as sacolas plásticas não serão mais permitidas nos supermercados.  Teremos que nos preocupar em levar em mãos sacolas para condicionarmos  nossas compras efetuadas em estabelecimentos que deveriam  no mínimo nos fornecer algo que pudéssemos levar o que compramos para nossos lares.
Vivemos reclamando da sujeira que criamos e que não conseguimos encontrar soluções para nos desfazer  dos dejetos produzidos por nós mesmo. Os lixões são uma constante nas cidades, poluindo a terra, a água e o ar. 

Mas tudo é uma questão de querer.  Creio que para tudo existe sim uma solução. O que precisamos nesse momento é de pessoas que querem fazer a diferença e que tenha a coragem de realizar tais transformações.
Vivia me questionando se não tem como transformar as sacolas plásticas em algo que pudesse ser dissolvido, ou que com o tempo se dissolvessem na natureza. Não é possível que alguém não teria a capacidade de realizar algo dessa natureza na atualidade tecnológica em que vivemos.

Sou uma curiosa e enquanto não encontro algo que mate essa minha curiosidade não sossego. Futucando a internet encontrei duas coisas interessante para soluções do lixo jogado no  meio ambiente, faltando somente agora aparecer pessoas com a capacidade de tornar isso uma realidade para todos.

A marca Puma iniciou a substituição de suas embalagens convencionais por sacos plásticos inteligentes, chamados "Clever Little Bag". Desenvolvidas por Yves Béhar, as recentes ecobags da marca alemã ganham característica 100% biodegradável.
Feitos de amido de milho em sua totalidade, os sacos podem ser utilizados como adubo após 3 meses de uso.  Porém, se o usuário deseja efeito instantâneo, é só mergulhá-lo em água. Exatamente, a fibra é solúvel, e se dissolve em apenas 3 minutos.  Anualmente, a medida deve poupar mais de 192 toneladas de plástico e 293 de papel. Aí está uma solução interessante para o problema das nossas sacolas plásticas. Que tal se os supermercados nos oferecessem sacolas como a marca Puma?

O Jornal Nacional apresentou uma série de reportagens especiais sobre as soluções que muitas cidades encontraram para o reaproveitamento do lixo na Europa. Soluções que se fossem estudadas e planejadas com certeza  fariam uma grande diferença em nossas vidas. Veja como isso afetou a vida de todos em Barcelona.  Criado especialmente para os jogos olímpicos de 1992, a cidade de Barcelona dispõe da coleta de lixo subterrâneo.
As cidadãos despejam seus sacos de lixo em escotilhas espalhados na cidade. Um sistema de tubulação subterrânea despacha esse lixo até containers, que depois de cheio é transportado para uma central de triagem, onde é separado o lixo orgânico do reciclável.

O orgânico vira combustível que gera energia e o material reciclável segue para as indústrias de reciclagem. Uma informação curiosa é que a tubulação trafega o lixo numa velocidade de até 70km/h.

Interessante não é verdade? Agora vamos esperar para ver essas transformações por aqui. Quem sabe se levarmos  esse assunto a outras pessoas ao ponto em que todos tenham consciência de que é possível sim uma transformação para tal situação, alguém que tenha condições de começar essa transformação não se toque ao ponto de fazer acontecer tais coisas? Vamos torcer.









PerdidaMente

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...