terça-feira, 3 de maio de 2011

Fernando de Noronha



Quem ainda não foi, tem que ir. Planeje para um dia conhecer um dos lugares mais bonitos do nosso país.Um lugar mágico que parece ser impossível descobrir tanta beleza em tão pouco tempo. A ânsia  de se conhecer tudo em tão pouco tempo nos faz achar que 24 horas é pouco para um dia. Passei seis dias no paraíso e fiquei  com a impressão de que não vi tudo que ele pudesse me oferecer. Mas eu volto, volto com mais tranqüilidade, mais serenidade para ir aos lugares que mais me tocou.
Para quem está visitando a ilha pela primeira vez, vale conhecer todos os cantos dela. Tudo é maravilhoso e encantador.
Aqui vai o relato do que vivi nesses seis dias.. Não é uma cartilha a ser seguida, pois cada um tem uma maneira diferente de ver e conhecer as coisas. Espero que de alguma maneira as dicas aqui postadas sejam úteis para sua aventura nesse paraíso.

Como Chegar ao Paraíso

Você terá que sair de Recife ou de Natal. Eu saí de Recife num vôo da Gol. São três linhas aéreas que presta esse serviço; Gol, TAM e TRIP.
O vôo dura em torno de uma hora, e chega a nos confundir um pouco, pois o fuso horário da ilha é uma hora atrasado. Então você saindo de Recife às quatro horas da tarde, chegará em Fernando de Noronha as quatro da tarde, interessante não?
Torça para que o tempo esteja bom, pois se as nuvens estiverem baixas os aviões não pousam na ilha obrigando a voltar para Recife ou Natal. Caso isso ocorra, ninguém entra e nem sai da ilha. Mais um dia no paraíso para quem está lá, e menos um dia para quem estaria chegando.

Pisando em terra firme

Não espere conforto no aeroporto local. Bem simples. A saída do avião se dá por escadas diretas na pista do aeroporto. Se prepare para encontrar um certo caos lá dentro, isso é filas.
Para se ingressar na ilha é necessário pagar uma taxa de permanência. Para adiantar o teu lado, pague a taxa pela internet no site http://www.noronha.pe.gov.br/ . Lembre-se que já deverá ter feito a confirmação da pousada que irá ficar e quantos dias pretende permanecer na ilha, pois a taxa de permanência é diária. Não se esqueça de manter esse comprovante á mão na hora do desembargue.
Se resolver pagar somente quando chegar a ilha, terá que preencher na hora os dados cadastrais com teu nome, endereço, documentação, data de chegada e de regresso, local em que ficará hospedado etc. O que vai demorar um pouquinho a mais para ingressar no paraíso.


Onde Ficar

Existem diversos tipos de pousadas em Noronha,  pensões a pousadas mais simples até  Vips.  Há também dois hotéis. Lembre-se que é proibido acampar na ilha.
A internet te dá várias opções de pesquisa de pousadas na ilha. 
Eu fiquei na Pousada do Vale. Que fica na Vila dos Remédios. Amei tudo nela. O atendimento é nota mil, assim como o lanchinho da tarde que é servido diariamente das 17:30 às 19:00. Nada como voltar da praia e encontrar um lanche gostoso te esperando. Toda terça tem a noite da Tapioca, com vários sabores a escolher. Só pedir para a Dona Maria que ela capricha para você. E toda quinta tem a noite do “ Peixe na Brasa”, para hóspedes de convidados. A pousada ainda oferece guarda-sol, cadeiras e toalhas para a praia.


Pousada do Vale, aconchego e charme num só lugar
Tapioca da Dona Maria, toda terça na Pousada do Vale
Dona Maria e seu ajudante na noite especial de quinta - Peixe na Brasa

   

Como se locomover pela ilha

Apesar de Fernando de Noronha ter a segunda menor rodovia federal do país a BR-363 com apenas 7,5Km de extensão que liga  o Porto de Santo Antônio à Praia do Sueste, isto é de ponta a ponta da ilha,  é necessário um meio de locomoção, visto que somente se chega a maioria das praias por trilhas adjacentes a rodovia.  E para isso, caminhar tomaria teu precioso tempo.

BR-363



Há táxis que podem ser chamados pelo telefone, mas a tarifa é bem alta. Só vale a pena para os lugares que o ônibus não passa. O ônibus passa de meia em meia hora e faz o trajeto Porto – Praia do Sueste, isto é de uma ponta a outra da ilha. Outra forma de se locomover é a conseguir uma carona ou alugar um bugre que te dará mais liberdade de locomoção. Minha opção foi alugar um bugre na pousada mesmo.

O valente que me acompanhou por seis dias


Muitas pessoas optam por contratar um serviço oferecido logo na chegada a ilha que se chama IlhaTour. Esse passeio começa logo cedo, por volta das 8 da manha e terminha ao por do sol com um guia que o leva a conhecer as principais praias e trilhas da ilha.
Optei por não fazer esse passeio e não me arrependi por isso, pois gosto de ter a liberdade de ficar o tempo que desejar num determinado lugar sem ninguém me gritando para ir embora. Observei essa atitude em alguns guias e fiquei bem incomodada com isso.

O que conhecer

Como a chegada a ilha se dará sempre na parte da tarde, para não perder o dia, chegue com disposição para conhecer a Vila dos Remédios. Lá você verá o prédio da administração, o Correios, o único banco da ilha o Santander, a igreja Nossa Senhora dos Remédios, as ruínas do Forte dos Remédios e alguns barzinhos gostosos para se apreciar  o movimento. Esse é o centrinho histórico de Noronha. 

Vila dos Remédios








Igreja Nossa Senhora dos Remédios


Aproveitando que está no centrinho histórico de Noronha, caminhe descendo a ladeira em direção ao Bar do Cachorro. Esse vale a pena conhecer. Um lugar super transado a luz de velas. Dê uma entradinha no bar para ver e fotografar a vista e se ainda tiver disposição esperar  as apresentações da noite ao som de forró, regaee e MPB.
Ao lado do bar tem uma escadaria para a PRAIA DO CACHORRO. Do lado direito da praia caminhe uns 15 metros pelas pedras na maré baixa e irá conhecer o BURACO DO GALEGO, uma piscina natural de 3m de profundidade onde os nativos mergulham e se divertem. Mas faça isso de dia e com a maré baixa.

O Forte é belíssimo, tem vista para o Mar de Fora e para as praias do Meio e do Cachorro. O local é especial para se tirar muitas fotos e observar o  pôr do Sol .

Ruínas do Forte Nossa Senhora dos Remédios




Praia do Cachorro e logo a seguir Praia do Meio vista do Forte dos Remédios


As Praias

As mais bonitas e melhores praias para se tomar banho em Fernando de Noronha são muitas. Depende claro do gosto de cada um.
Para mim a mais gostosa e linda foi a da Conceição, principalmente na maré baixa, onde se forma piscinas naturais ótimas para se banhar e nadar junto com os peixinhos que ficam preso nelas. Além da impressão de se estar andando num espelho d’água sob a areia molhada com a maré recuando.

Praia da Conceição com seu espelho d'água


 A Praia do Sueste é uma praia diferente da maioria das praias da ilha.  Calma, sem ondas, onde se é permitido nadar livremente somente no meio dela. Do lado esquerdo é proibido nadar, pois é área de preservação das tartarugas marinhas e do lado direito só se pode nadar com coletes salva-vidas o que te impede de mergulhar para melhor preservação dos corais e da flora marinha. A praia é demarcada por bóias.
Não se esqueça de levar ou alugar pé-de-pato, máscara e snoker para poder observar  as tartarugas marinhas, peixes e tubarões. Nessa não fiquei muito a vontade não, pois um tubarão passou colado atrás de mim enquanto me banhava na parte do meio da praia, o que me fez sair rapidinho da água.

Praia do Sueste

(continua)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...