segunda-feira, 30 de maio de 2011

O Verdadeiro Significado do Uso das Alianças



Muitos questionam a simbologia das alianças, por que o seu uso, o que significa, mas por detrás deste questionamento, parece existir um temor que está ligado a mitos de aprisionamentos, a proibições, como se as alianças significassem algemas. Muitos a usam sem se importar com o real significado delas.
         
Não as vejo como algemas e, sim, como um símbolo de parceria, lealdade, respeito e cumplicidade.
       
Alianças não deviam ser usadas de qualquer modo, mas sim, acompanhadas de uma conscientização daquilo que precisa ser cultivado e cuidado na vida conjugal. Afinal ela está ali no seu dedo para te lembrar disso. Para te lembrar do seu comprometimento de compartilhar tua vida com alguém. Para te lembrar que tem alguém que confia em você e que espera no mínimo o teu respeito. Para te lembrar que a um tempo atrás você quis isso, se unir a outra pessoa por amor. Ninguém, absolutamente ninguém te obrigou a isso.

É triste ver como as pessoas se tornaram descartáveis. Sonhos hoje são descartáveis, vidas são descartáveis, filhos são descartáveis, até sentimentos muitos acreditam serem descartáveis. As pessoas confundem paixão com amor e acabam se frustrando nessa busca incessante por algo tão fútil. Acabam até se esquecendo do significado daquela aliança que carrega no dedo. Entram em outras relações na maior cara de pau mesmo usando uma aliança que deveria lembrar do compromisso assumido anteriormente. Alguns nunca saberão o que é amar verdadeiramente alguém.

A aliança deveria significar um compromisso sincero, verdadeiro e honesto. Se ela pesa no teu dedo é porque na verdade você mentiu quando prometeu que amaria o outro em qualquer situação. É uma questão de caráter. Só que parece que caráter já não é algo que tem valor hoje em dia. Se usar uma aliança anda te fazendo mal, deveria livrar-se dela antes de assumir outra relação. Deveria livrar-se do compromisso assumido a um tempo atrás.

A verdadeira aliança deveria fortalecer a maturidade e enfraquecer o egoísmo, mas não a autonomia do indivíduo, como muitos apregoam e temem. 

Usar alianças não tem a ver com o ter e sim com o ser, porque tem a ver com valores, com caráter, com o que se preza na vida e no conviver. Usar alianças tem a ver com o assumir objetivos de vida, tem a ver com as crenças e valores que habitam a vida a dois. 

A aliança deveria ser vista como um lembrete dos cuidados diários que você deveria ter com o compromisso assumido, deveria te lembrar da ligação e harmonização que precisam existir em uma união conjugal para que a mesma perdure.  Este deve ser o significado das alianças. Um lembrete do teu compromisso assumido.

Faça um favor a você mesmo, não a use somente como um enfeite.

PerdidaMente



2 comentários:

  1. Oi Lindonaaaa,
    Olha seus textos são Maravilhosos, e muito bem escritos, adorei os de sua autoria, me dizem tudo.....affffan

    ResponderExcluir
  2. Se algumas pessoas entendesse que usar uma aliança tem realmente um significado, com certeza pensaria antes de assumir compromisso.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...