quarta-feira, 25 de maio de 2011

O caráter de uma pessoa





Um valor que anda fazendo falta a muita gente nesse momento, é o caráter.
As pessoas são como um iceberg.
Quando olhamos para um iceberg só enxergamos somente o que está na superfície da água, grande parte dele está abaixo da superfície.
Aquilo que está aparecendo acima da superfície é o que representamos, o que mostramos,  o que somos para a sociedade.
As nossas relações diárias, o nosso trabalho, nosso agir, nosso pensar, enfim, o que está abaixo da superfície é o nosso caráter, ou seja, aquilo que realmente somos.
É o que fazemos quando ninguém está nos observando.
É aquilo que manifestamos entre quatro paredes. Como costumeiramente se diz para algo que se faz escondido.
É como reagimos sobre alguma coisa que nos incomoda no nosso dia-a-dia.
É como lidamos com o fracasso e principalmente com o sucesso.
Quanto mais oportunidades alcançamos, ou quanto mais subimos no cargo que ocupamos, quanto maior for a nossa exposição ou importância perante os outros, mesmo que seja uma visão errada daquilo que realmente somos, mais haverá necessidade de um caráter forte, aquilo  que está abaixo da superfície, para que possamos sustentar e sedimentar os nossos valores.
Por isso, manter o rumo certo, manter um bom caráter não é fácil, e assim as pessoas que desejam continuar aperfeiçoando o seu caráter, não podem esperar que o mundo ofereça motivação necessária, pois o mundo às vezes é traiçoeiro.
É preciso que ela busque auto motivação constante, agindo corretamente consigo mesmo e com as pessoas que o cercam, vivendo em verdade e não em falsidade, não mentindo e muito menos desprezando os que o amam.
Porque ao examinarmos os erros de um homem, conheceremos o seu caráter.



"As circunstâncias entre as quais você vive determinam sua reputação. A verdade em que você acredita determina seu caráter. A reputação é o que acham que você é. O caráter é o que você realmente é... A reputação é o que você tem quando chega a uma comunidade nova. O caráter é o que você tem quando vai embora... A reputação é feita em um momento. O caráter é construído em uma vida inteira... A reputação torna você rico ou pobre. O caráter torna você feliz ou infeliz... A reputação é o que os homens dizem de você junto à sua sepultura. O caráter é o que os anjos dizem de você diante de Deus."
                                                                                                                                           Arnaldo Jabor


Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...